segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Empreendimentos de sucesso na terceira idade

Muita gente ainda acredita que o idoso tem como destino ficar em casa. Mas isso não é mais verdade. Com novas perspectivas e uma maior estimativa de vida, alavancada por melhores condições de vida, prevenção de doenças e assistência médica, os que hoje chegam à terceira idade possuem novos horizontes.
Esse pode ser o momento favorável para iniciar um novo empreendimento e existem muitos exemplos bem sucedidos. Novos empresários, de ambos os sexos, surgem todos os dias, investindo em pequenos negócios e participando até mesmo nas redes de franquias.Estudos apontam que em 2010, 1 milhão e 400 mil empresas brasileiras com menos de 42 meses de existência eram administradas por pessoas na faixa dos 55 a 64 anos (fonte: GEM – Global Enterpreneurship Monitor). O mais importante é que esse número incluía 650 mil idosos acima de 60 anos.
Segundo o Sebrae, a aposentadoria e a maturidade surgem em um momento em que os filhos estão independentes, com oportunidades para empreender e investir em uma nova atividade. As responsabilidades da família diminuem nessa fase e o idoso passa a ser mais responsável por si mesmo e com liberdade para correr riscos e buscar aquilo que realmente gosta de fazer na vida.
Na terceira idade, os indivíduos reúnem características de empreendedores com conhecimento, habilidade e atitude, as chamadas CHA, bastante valorizadas pelo mercado atualmente. Essa condição ocorre em dois momentos durante a vida. O primeiro momento, na faixa dos 18 a 24 anos, quando se é jovem, solteiro e cursando uma faculdade, com a capacidade de escolher sem os vínculos familiares de responsabilidade, que chegam logo depois. O segundo momento é na maturidade. Se o jovem carrega o diferencial de possuidor de muita informação, pois está cursando ou acabou de fazer um curso superior, o idoso possui a experiência acumulada ao longo da vida.
Após os 60 anos o empreendedor se caracteriza pela experiência e maturidade e em geral está buscando a realização pessoal. O indivíduo já acumulou certo patrimônio e deseja abrir um negócio voltado para sua satisfação pessoal, que a essa altura da vida passa a ser mais importante até mesmo do que o lucro.
Muitas vezes o que era hobby, lazer nas horas vagas, passa a ser uma atividade profissional. O idoso, geralmente, não está preocupado com a compra de novos bens, mas com o sentimento de realização e felicidade.
Se os mais jovens buscam a independência e ainda conquistar seu próprio patrimônio, seus objetivos estão focados na lucratividade dos empreendimentos. Entretanto, os mais idosos, se tiverem se atualizado ao longo do tempo, trazem muitos pontos positivos para os negócios. A energia temperada com a experiência tem garantido o sucesso de novos empreendimentos.
O importante nesse caso é aprender as noções básicas de empreendedorismo, procurar o aconselhamento de instituições especializadas como o Sebrae e aproveitar as vantagens do empréstimo consignado, que é oferecido aos aposentados pelos bancos oficiais e privados, com as melhores condições do mercado financeiro. Conhecer o que se gosta e suas próprias habilidades é o primeiro passo para iniciar um novo negócio com sucesso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário