segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Empreendimentos de sucesso na terceira idade

Muita gente ainda acredita que o idoso tem como destino ficar em casa. Mas isso não é mais verdade. Com novas perspectivas e uma maior estimativa de vida, alavancada por melhores condições de vida, prevenção de doenças e assistência médica, os que hoje chegam à terceira idade possuem novos horizontes.
Esse pode ser o momento favorável para iniciar um novo empreendimento e existem muitos exemplos bem sucedidos. Novos empresários, de ambos os sexos, surgem todos os dias, investindo em pequenos negócios e participando até mesmo nas redes de franquias.Estudos apontam que em 2010, 1 milhão e 400 mil empresas brasileiras com menos de 42 meses de existência eram administradas por pessoas na faixa dos 55 a 64 anos (fonte: GEM – Global Enterpreneurship Monitor). O mais importante é que esse número incluía 650 mil idosos acima de 60 anos.
Segundo o Sebrae, a aposentadoria e a maturidade surgem em um momento em que os filhos estão independentes, com oportunidades para empreender e investir em uma nova atividade. As responsabilidades da família diminuem nessa fase e o idoso passa a ser mais responsável por si mesmo e com liberdade para correr riscos e buscar aquilo que realmente gosta de fazer na vida.
Na terceira idade, os indivíduos reúnem características de empreendedores com conhecimento, habilidade e atitude, as chamadas CHA, bastante valorizadas pelo mercado atualmente. Essa condição ocorre em dois momentos durante a vida. O primeiro momento, na faixa dos 18 a 24 anos, quando se é jovem, solteiro e cursando uma faculdade, com a capacidade de escolher sem os vínculos familiares de responsabilidade, que chegam logo depois. O segundo momento é na maturidade. Se o jovem carrega o diferencial de possuidor de muita informação, pois está cursando ou acabou de fazer um curso superior, o idoso possui a experiência acumulada ao longo da vida.
Após os 60 anos o empreendedor se caracteriza pela experiência e maturidade e em geral está buscando a realização pessoal. O indivíduo já acumulou certo patrimônio e deseja abrir um negócio voltado para sua satisfação pessoal, que a essa altura da vida passa a ser mais importante até mesmo do que o lucro.
Muitas vezes o que era hobby, lazer nas horas vagas, passa a ser uma atividade profissional. O idoso, geralmente, não está preocupado com a compra de novos bens, mas com o sentimento de realização e felicidade.
Se os mais jovens buscam a independência e ainda conquistar seu próprio patrimônio, seus objetivos estão focados na lucratividade dos empreendimentos. Entretanto, os mais idosos, se tiverem se atualizado ao longo do tempo, trazem muitos pontos positivos para os negócios. A energia temperada com a experiência tem garantido o sucesso de novos empreendimentos.
O importante nesse caso é aprender as noções básicas de empreendedorismo, procurar o aconselhamento de instituições especializadas como o Sebrae e aproveitar as vantagens do empréstimo consignado, que é oferecido aos aposentados pelos bancos oficiais e privados, com as melhores condições do mercado financeiro. Conhecer o que se gosta e suas próprias habilidades é o primeiro passo para iniciar um novo negócio com sucesso.






domingo, 13 de janeiro de 2013

Estratégias de Sucesso

Por:Amarildo Nogueira
Aprendi a utilizar a palavra sucesso, com mais intensidade a algum tempo, depois de uma conversa com um amigo.  Pesquisando no dicionário Aurélio a definição da palavra SUCESSO encontraremos o seguinte significado; palavra proveniente do latin successu que significa aquilo que sucede, acontecimento, sucedimento, resultado feliz, alcançar grande êxito.
Dificilmente conquistaremos sucesso profissional se não tivermos também o sucesso pessoal.
Perguntando a diversas pessoas sobre o significado da palavra sucesso,  percebo cada vez mais que o mesmo é muito relativo e depende muito do que cada um deseja para sua vida. Para alguns ter sucesso é ter um bom emprego, para outros é ter uma família unida, para outros é ter um bom carro e uma bela casa, e assim por diante.
Quando falamos de projeção do sucesso pessoal e profissional, precisamos primeiro saber o que é importante para nós, o que nos faz sentirmos realizados. Engano é pensar que somente estando em evidência ou em  um emprego que nos remunere muito bem nos trará sucesso.
É preciso aprender a dar foco naquilo que se deseja conquistar, pois só assim se consegue traçar um planejamento para chegar onde desejamos. E saiba que quando você chegar lá muitas pessoas vão lhe dizer “Puxa, você é uma pessoa de sorte!”.
As pessoas dizem que tenho sorte ,mas percebo que quanto mais trabalho mais sorte tenho!
Quais são as pessoas que realizam grandes conquistas? São pessoas que vão em busca  de oportunidades ou aquelas que esperam  que a oportunidade bata em sua porta?
Citarei um exemplo bem simples. Quando você quer arrumar um namorado ou uma  namorada, você espera que alguém bata em sua porta e lhe diga “Olá, cheguei e saiba que eu sou o grande amor da sua vida”. Descrevendo desta forma parece brincadeira, mas é assim que as pessoas agem no mercado de trabalho. A grande maioria das pessoas ficam reclamando de sua vida, dizem que não tem sorte, mas também não procuram mudar. Assim fica difícil.
Então mencionarei algumas dicas importantes para o sucesso pessoal e  profissional.
  1. Escolha: Saiba o que lhe agrada mais profissionalmente, lembre-se, nem sempre o dinheiro é o melhor caminho para a escolha de uma profissão e a conquista do sucesso esperado.
  2. Marketing pessoal: Se as pessoas não souberem das realizações estamos obtendo, dificilmente teremos uma oportunidade para progredir. É preciso nos mostrarmos, estar em evidência, pois somente assim aparecerão as oportunidade. O marketing pessoal deve ser realizado de forma inteligente e harmoniosa, para que não sejamos vistos como o vulgo “mala”. O intuído do marketing pessoal é de nos projetarmos diante das conquistas realizadas, criando uma maior visibilidade.
  3. Rede de relacionamentos: No mundo atual o relacionamento é fundamental, O ser humano dificilmente consegue viver  sozinho. Então quanto melhor o meu relacionamento no ambiente em que convivo, maior serão as oportunidades, pois no meio destas pessoas pode estar a oportunidade que tanto esperamos.
  4. Foco no objetivo: É estar comprometido com o resultado e sucesso do que foi estabelecido por você. Quando se tem foco se tem direção, e somente com uma direção definida se consegue chegar a algum lugar.
  5. Estabelecimento de meta: Imprescindível para que se consiga chegar onde se deseja, com maior rapidez e de forma planejada. Uma pessoa sem meta demora mais para alcançar o que quer e muitas vezes se perde no caminho.
  6. Cursos extra curriculares: Melhora o nosso Curriculum e aumenta o nosso conhecimento. As empresas  cada vez mais valorizam esta modalidade, que é um diferencial competitivo.
  7. Informação: As pessoas bem informadas sempre tem um lugar de destaque. Estamos na era do conhecimento é nos mantermos informados é de grande importância para nos tornarmos mais competitivos no mercado.
Costumo utilizar uma técnica bem simples mas muito funcional para conseguir o que desejo em minha vida, aqui apresentarei a vocês. Visualize a sua frente uma enorme tela, e nesta tela comece a montar um filme onde as cenas deste filme retratam o que você deseja que aconteça em sua vida. Pense neste filme sempre procurando fazer com que boa parte dele faça parte do seu dia-a-dia. Você vai perceber  que muitas coisa começarão a acontecer, basta acreditar. A medida que o tempo vai passando este filme vai obtendo um novo formato, onde as realização acontecem com maior freqüência.
Lembre-se, o sucesso está em nossas mãos, e muitas vezes não conseguimos enxergar isto. Mas para conseguirmos alcançar o  sucesso  que desejamos, é preciso acreditar e ficar ligado nas oportunidades da vida.

domingo, 6 de janeiro de 2013


Sucesso virou uma palavra da moda. Todos querem brilhar e receber aplausos.

Mas qual será o preço disso?

Quando o preço do sucesso é a própria felicidade, certamente não compensa.

O ser humano tem vocação natural para ser feliz, mas vive correndo atrás de miragens e ilusões que não preenchem sua existência.

A estrada pela qual caminha a maior parte da humanidade não leva a um destino feliz. E vitórias conseguidas assim deixam de ter sentido.

É preciso saber lutar como um leão, mas lutar por sonhos que valham a pena.

Lutar para ser admirado pelos outros é tolice. Realize seus sonhos com a naturalidade de um rio que corre livre por seu destino e não procura que alguém o aplauda.

Quando, no final da vida, as pessoas percebem que lutaram por algo sem valor, o arrependimento é inevitável. Lutar só vale a pena quando a causa é nobre.

O valor de uma vitória reside no significado da luta. Use sua energia para construir a sua felicidade. Essa é uma boa luta.

Viva a plenitude da experiência de brincar com uma criança ou saborear uma fruta. Aprecie o contato dos pés descalços com um gramado ou com a areia da praia. Perceba o vento batendo no rosto ou a água da chuva escorrendo pelos cabelos. Sinta a alegria de um pescador voltando para casa com o alimento para sua família.

O verdadeiro sucesso é satisfazer sua ânsia de felicidade, cumprir sua vocação de ser feliz. E isso você só consegue quando se relaciona com sinceridade com as pessoas que ama, quando é amigo de seus filhos e, principalmente, quando consegue ser amigo de si próprio.

Ser amigo de si próprio é compreender seus erros, é ser seu cúmplice para enfrentar os desafios, é motivar-se para superar novos obstáculos e, principalmente, desfrutar ao máximo a sensação de felicidade, sem culpa nem medo.

Ser feliz é o mais compensador de todos os sucessos.

Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki