segunda-feira, 19 de maio de 2014

Como lidar com o fracasso na vida de empreendedor

Os resultados permitem-nos conhecer onde estamos em relação à meta que estabelecemos. Faça uma pausa. Olhe. Revise, caso seja necessário e então, avance.

O fracasso muitas vezes é o resultado do avanço. Assim que fracassamos, o assunto mais importante a seguir é a sobrevivência, física e emocional. Neste trajeto, frequentemente temos que renunciar a elementos psíquicos genuínos de nossa personalidade. 

Alguns conseguem recuperá-los ao longo da trajetória empreendedora, outros passam toda a vida se desfazendo daquilo que, a rigor, seria vital para um crescimento emocional: uma disposição para lidar com a verdade.

Quando paramos algo depois de revisar, o resultado não é o fracasso. Nossa visão de mudança de negócio ou estratégia é que deve ser olhada de forma diferente.

Como empreendedores não fracassamos. Revisamos planos. Somos, em certa medida, como disse Michael Eigen, “self disappearing creatures”, ou seja, criaturas que tendem a desaparecer psiquicamente quando às voltas com certos níveis de angústia. Nós nos evadimos. 

Sob esse aspecto, somos como esses aviões que, em momentos de perigo, tem que abandonar a carga que trazem, para poderem continuar voando e aterrissar com alguma segurança. 

O mais difícil de perceber é que o perigo na maioria das vezes é “criado” mentalmente por nós. Nossa mente cria um perigo desnecessário, mas para ela é mais verdadeiro do que aquilo que ela pode observar. O fracasso é apenas a pedra do caminho, a carga que precisa ser abandonada de nossos aviões, para que possam continuar a voar.

Homem triste com a cabeça baixa 
Fonte: Site Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário