Hoje em dia vivendo em meio à globalização, nos deparamos com constantes
mudanças políticas, econômicas e sociais, as quais nós devemos
constantemente estar atualizados e flexíveis às mudanças.
Sabemos que as mudanças vem para melhorar e acrescentar valor aos nossos
produtos/serviços, mas sabemos que quando falamos em mudanças, muitos
relutam em mudar, pois tem medo e nem sempre estão preparados para tais
mudanças.
Dentro das organizações não são diferentes, com o avanço da globalização
e os meios de comunicações cada vez mais avançados nos possibilitando
cada vez mais a busca de novos horizontes, e a busca continua da
qualidade total no segmento que cada organização tem para oferecer.
Sabemos que o sucesso de uma organização não está só ligado à aquisição
de máquinas e equipamentos de última geração, pois para que adiantaria
essas máquinas sem pessoal qualificado e treinado para manuseá-las
adequadamente. Muitas empresas estão deixando essa idéia de lado que só o
equipamento resolve o seu problema, e estão começando a investir em seu
maior patrimônio, seus colaboradores. O diferencial de cada organização
está no estimulo de profissionais para criarem condições para gerenciar
os processos e pessoas transformando em resultados.
Nesta busca continua tão almejada por muitas organizações, não podemos
esquecer de quem faz a diferença dentro da empresa. Contudo devemos
lembrar que não é só a alta administração que faz a diferença, e sim a
equipe como um todo, desde o chão de fábrica até a alta administração,
lembramos que muitas empresas só fazem a diferença, pois há uma grande
estrutura em torno do fator humano, que possibilita a evolução
organizacional, através da educação, treinamentos e desenvolvimento de
seus colaboradores, mantendo-os sempre motivados e apaixonados pelo
trabalho que exercem.
Todas as empresas pensam e querem ter profissionais em sua gestão
capacitados e acima de tudo motivados para exercer sua função a qual foi
designada. As empresas estão investindo mais em ambientes que oferecem
maior conforto, lazer e qualidade de vida dentro da empresa. Muitas
organizações investem em projetos culturais e sociais, a qual os seus
funcionários têm participação e interagem com a comunidade. Sabemos que
os funcionários têm seus próprios objetivos individuais como: melhores
salários, melhores, benefícios, estabilidade no emprego, segurança no
trabalho, qualidade de vida no trabalho, satisfação no trabalho,
consideração e respeito, oportunidades de crescimento, liberdade para
trabalhar, liderança liberal e orgulho da organização. De igual forma a
organização também tem os seus objetivos como: sobrevivência,
crescimento sustentável, lucratividade, produtividade, qualidade de
produtos/serviços, redução de custos, participação no mercado, novos
mercados, novos clientes, competitividade e imagem do mercado.
O gestor de recursos humanos tem que estar atento a tudo que acontece ao
redor da organização, dos grupos e os indivíduos, para analisar cada
situação e assim tomar uma ação que venha ser eficiente, ajudando o
conjunto, não somente fortalecendo a organização ou o indivíduo. Se o
gestor não estiver atento ao que estar ao seu redor, ele não terá
condições de tomar uma decisão que possa evitar esses conflitos no
dia-a-dia, assim comprometerá todo o bem estar e o crescimento
organizacional, visto que as ações no exercício diário poderiam ser
solucionadas.
As organizações devem buscar a flexibilidade junto aos seus
colaboradores, repensando em sua estrutura, horários e comportamento
diante de seus clientes internos e externos, buscando a melhoria
contínua do clima interno.
No exercício de sua liderança como gestor, ele pode ajudar os processos
de transformação organizacional, de modo a elevar a excelência, a
produtividade e promover a saúde no trabalho. Identificar tendências,
formular estratégias de atuação e avaliar resultados, através de uma
maior interação com os coordenadores e lideranças de cada setor ou área.
Implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais
dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições
plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do
trabalho.
O profissional tem que começar a enxergar a organização como um sistema.
O indivíduo e o contexto organizacional: variáveis culturais, sociais e
psicológicas.
A qualidade de vida no trabalho é essencial. A fidelização de clientes
está ligada diretamente ao grau de satisfação das pessoas envolvidas no
processo produtivo das organizações. As pessoas como parceiras da
organização, são capazes de elevar a organização a excelência e ao
sucesso. A qualidade de vida no trabalho gera satisfação e a satisfação
gera comprometimento. As empresas ganham um meio ambiente saudável com
pessoas tecnicamente preparadas, tranqüilas na forma de se relacionarem
e comprometidas com os resultados.
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