segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Inovação esta é a palavra...

da Livraria da Folha
Em um mercado competitivo, a inovação é a chave para o sucesso e para se manter nele. Uma empresa que pretende manter-se na liderança precisa renovar constantemente seus serviços e ideias.
Reprodução
Livro ensina como planejar e concretizar planos de inovação
Boas sacadas são essenciais para fazer este tipo de mudança, mas este é apenas o primeiro passo. Uma ideia genial pode naufragar se não for bem executada, ou se for aplicada antes do tempo. É preciso preparo e planejamento antes de implementar qualquer tipo de mudança.
Saber como traçar este caminho é o que o livro "Inovação" , da série "Sucesso Profissional", apresenta. Com exemplos reais, mostra as diferentes etapas a se percorrer antes de colocar uma novidade no mercado.
Algumas das grandes revoluções aconteceram acidentalmente. Produtos que deram errado tornaram-se carros de chefes de empresas. É preciso, também, manter um olhar atento para reverter o que poderia ser desastre em sucesso.
Qualquer que seja a origem do projeto, é preciso ter foco de onde se deseja chegar. Mesmo que seu produto com defeito tenha dado origem a um novo, deve-se convencer a outros de que se trata de algo com potencial. De toda maneira é necessário criar um plano de apresentação e divulgação.
Veja a seguir os primeiros passos para colocar uma inovação em prática:
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A inovação na prática
A inovação não se limita a uma grande ideia e só faz sentido quando essa ideia se torna realidade. O gestor de inovação deve identificar e selecionar as boas propostas, colocá-las em operação e convencer as pessoas a adotarem a novidade.
Primeiros passos
Pense na inovação como uma viagem, partindo da ideia inicial até a concretização de um novo produto, serviço ou fluxo de trabalho. Você pode ter sorte e acertar de início, mas, se pretende repetir a experiência, é preciso adotar um modelo sistemático para garantir a consistência.
Como selecionar projetos
A viagem começa com um "disparo" - uma ideia muito boa, uma necessidade do cliente, a disputa com a concorrência. Seja qual for o estímulo, nessa fase o desafio do gestor do processo de inovação está em ter certeza de que dispõe dos mecanismos para captar os sinais. Como não é possível fazer tudo, será preciso responder à pergunta: "De todas as propostas, quais vamos adotar e por quê?".
É preciso escolher - decidir levando em conta os objetivos da sua empresa e como a inovação contribui para essa meta.
Implementação das ideias
Em seguida, começa o desafio de implementar a possibilidade de inovação - gerar um produto ou serviço novo ou apresentar uma nova forma de operação. Trata-se da gestão do projeto em si, mas em um contexto de incerteza. Você não estará seguro de que a tecnologia vai funcionar ou se haverá mercado para a novidade sem colocá-la na prática.
Para isso, irá precisar de uma estrutura que permita monitorar o progresso e, se necessário, abandonar alguns projetos antes de avançarem demais.
Revisão do sistema
Quando você tiver um modelo de trabalho ou um protótipo do novo serviço ou processo, precisa se certificar de que as pessoas irão adotar a novidade. Nem toda ideia nova é aceita e o desafio nessa fase do processo é ter certeza de que você terá impulso suficiente para fazer a diferença. Se pretende adotar esse sistema de inovação - a fim de gerar um fluxo contínuo de produtos, processos e serviços novos -, é essencial aprender com as falhas e corrigir os caminhos para melhorar da próxima vez.
AS LIÇÕES DOS ERROS
Às vezes, grandes ideias surgem de erros. O Post-it, por exemplo, nasceu quando uma mistura adesiva se revelou fraca demais. Esta falha em termos do projeto original deu o impulso para o produto que já gerou US$1 bilhão para a 3M. Na década de 1980, os cientistas que trabalhavam para a Pfizer começaram a testar o uso do composto UK-92480 para o tratamento de angina. Apesar dos resultados desanimadores nos testes com seres humanos, a equipe descobriu um efeito colateral interessante, que transformou o UK-92480 no Viagra.
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